Mobilidade Urbana

  • imagem referencial

  • imagem referencial

<
>
  • .

Estacionamentos subterrâneos - Belo Horizonte/MG

Desenvolvimento do estudo de viabilidade para a concessão da construção, implantação, gestão, manutenção e operação de serviços públicos de estacionamento e infraestruturas correspondentes de Belo Horizonte (MG).

  • Estudo
  • Dados
  • Links
    • Resumo

      O conceito geral do estudo buscou atender a combinação da necessidade de responder à demanda crescente por vagas com o objetivo de democratizar o uso das vias e integrar a conexão com o sistema de média e alta capacidade de transporte público, através da disponibilização de infraestrutura e serviços de estacionamento subterrâneo.

      Um elemento fundamental do estudo foi conceber um plano de negócios completo dos estacionamentos incluindo investimentos, custos, receita e o potencial de exploração de receitas complementares. Com a concepção de um modelo de negócios e da compreensão do papel dos estacionamentos na política de mobilidade da cidade, foi possível recomendar um conjunto de parâmetros e obrigações para garantir tanto a atratividade do negócio quanto a oferta de um serviço de qualidade aos usuários.

      O projeto estacionamento subterrâneo e a previsão da diminuição do número de vagas de estacionamento rotativo se incorporam à implantação de diversos projetos prioritários (vias exclusivas para BRTs, ciclovias e vias de pedestres). Em conjunto, estes projetos contribuem de forma fundamental para a priorização do uso do transporte coletivo, para o incentivo a modos de transporte não motorizado (ciclovias e vias de pedestres), para o gerenciamento dos níveis de congestionamento e melhora da qualidade de vida. Ou seja, trata-se de uma formulação sistêmica da política de mobilidade da cidade.

    • Parceiro público

      O Projeto foi desenvolvido para a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMDE)

    • Estacionamentos Subterrâneos de Belo Horizonte

      O projeto compreende a construção e operação de até nove estacionamentos subterrâneos (3.895 vagas), localizados na região central de Belo Horizonte, sendo cinco obrigatórios (2.324 vagas) e quatro opcionais (1.571 vagas), incluindo sistema de informação sobre a disponibilidade de vagas em tempo real, e é integrante do Plano de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte, MG, para melhoria do transporte público.

  • Status: Publicação do edital prevista para segundo semestre de 2016
    Vencedor: -
    Variável de leilão: -
    Outorga/Tarifa Teto: -
    Duração da concessão: -
    CAPEX: -
    OPEX: -
    Obrigações de investimento: -
    Receitas comerciais: -
    Receitas tarifárias: -
    Revisão tarifária: -